14 de setembro de 2012

Lar doce lar!

                Ao se casarem, Aurora e Arturo foram presenteados com casarão do velho Sr. Geovanni, que aos poucos, foi ganhando a cara do jovem casal e se tornando o Palazzio da família Medici Riccardi - para a alegria do pai de Aurora que achava que a filha nunca se casaria. Aurora sempre foi muito independente e pode-se dizer que não era dotada de muita beleza, embora pareça que o tempo foi generoso com ela e apesar dos anos que se passaram a menina pouco parecia ter envelhido, e parecia até ter ficado mais...atraente.


                No cruzamento da Via Larga com a Via de Gori, pode ser vista a fachada do casarão, uma obra prima de sobriedade e elegância, com uso de janelas duplas com arcos de volta completa e da rusticação gradual, com pedras muito salientes no andar térreo, mais aplanadas no primeiro andar e com blocos macios e apenas enquadrados no segundo andar, colocando assim em relevo o aligeiramento natural dos volumes em direção ao topo. Nos dois andares superiores abrem-se as janelas duplas encimadas com o símbolo dos Médici encastrado ao centro. No último andar fica a loggia, onde Aurora e Arturo passam horas do dia trabalhando, especialmente quando as crianças estão se distraindo, jogando peteca no jardim, protegidos pelo "banco de rua", uma base alta em pedra, o qual serve razões práticas e estéticas.
                Aurora cuidou pessoalmente da decoração interna de seu lar, e por orientação de Dom  Abruzzio mandou que fosse constuída uma capela, a qual chamou-a  Capella dei magi,onde podem ser vistos diversos  afrescos de Lorenzo Ghiberti.
                A galeria do primeiro andar foi decorada com estuques dourados e espelhos pintados, e provida de amplas e luminosas janelas no lado sul, além de uma grande abóbada ricamente pintada. As crianças Médici-Riccardi adoram brincar aí! Já um espectador qualquer  é surpreendido por jogos de perspectiva e refinadas nuances de luminosidade, coerentes com o ponto de vista e com a luz da galeria em pleno dia, os quais dão extraordinários efeitos ilusórios. Alguns dizem que muitos segredos existem por trás desses espelhos!
Ficheiro:Palazzo Medici Riccardi, Galleria di Luca Giordano.JPG
                Aurora também montou uma biblioteca como sede da preciosa colecta livreira da família, a qual carinhosamente chamou de "Biblioteca Ricardiana", também esta com o tecto da sala principal coberto por afrescos.
             Apesar de toda desconfiança dos olhares maldosos que rondou a união de Aurora Medici com Arturo Ricardi, parece que as coisas andam bem. Pelo menos, a família está crescendo e o casal, embora não se vêem entrar nem sair, quando observados juntos, demonstram estar feliz! 

               

3 comentários:

dklautau disse...

Ah... belíssima mensagem! Essa descrição lembra muito nossa casa... Devemos viajar para Florença para conhecer esses detalhes!

Hugo Marcelo disse...

Muito legal... Deu vontade de visitar a mansão dos Medici-Ricardi.

Hugo Marcelo

Camila Numa disse...

Phyna essa Aurora!
Uma capela em casa, né?
Hum...