26 de outubro de 2011

O culto dos nove herois (“Le neuf preux”)

O culto dos nove heróis é uma das formas mais interessantes do ideal cavaleiresco que se encontra no final da Idade Média. Mostra claramente esse período que engloba o fim do medieval e o início do renascentismo. Há a exaltação dos ideais cavaleiresco, que, supostamente, regiam a moral da nobreza medieval. Era, digamos, o ideal perseguido (nunca alcançado), como se fosse uma fuga da realidade do caos incoerente das guerras e da política dos soberanos medievais. Então os altos ideais cavaleirescos, formados por belas vestimentas e sentimentos elevados foram elevados a um valor ético.
   

O que me chamou a atenção no culto dos nove é a reunião de três tríades de cavaleiros: três pagãos, três judeus e três cristãos. São eles: Heitor de Tróia, Júlio César e Alexandre, o Grande; Josué, Davi e Judas Macabeu; Arthur da Bretanha, Carlos Magno e Godofredo de Bouillon. É o misto perfeito entre a reverência à Antiguidade, a religiosidade e ideal cristão da cavalaria.
  
Todos os nove tem ascendência nobre: Heitor é filho de Príamo, rei de Tróia. Júlio César nasceu em Roma no seio de uma antiga família de patrícios chamada Iulius. A sua ascendência, de acordo com a lenda, chegava a Iulus, filho do príncipe troiano Eneias e neto da deus Vênus. Alexandre III, o Magno ou o Grande foi um príncipe e rei da Macdônia;era filho do Rei Filipe II e de Olímpia de Épiro.
   
Os heróis judeus são bíblicos. Josué também chamado Oséias ou Joshua foi o sucessor de Moisés. Filho de Num da Tribo de Efraim, Josué foi ajudante de Moisés durante o êxodo dos israelitas do Egito e os 40 anos pelo deserto do Sinai. Depois da morte de Moisés, Josué liderou o povo de Israel na conquista das cidades-estados da terra de Canaã. E foi responsável por conduzir os israelitas à Terra Prometida. Davi ou David ganha notoriedade ao matar em combate o gigante guerreiro filisteu Golias, ganhando o direito de casar com a filha do rei Saul e a isenção de impostos. Depois da morte de Saul, Davi governou a tribo de Judá, enquanto o filho de Saul, Isboset governou o resto de Israel. Com a morte de Isboset, Davi foi escolhido o rei de toda Israel e seu reinado marca uma mudança na realidade dos judeus: de uma confederação de tribos, transformou-se em uma nação estabelecida. Judas Macabeu ou Judas, o Macabeu foi o terceiro filho do sacerdote judeu Matatias. Liderou a revolta dos Macabeus contra o o Império Salêucida (167 a 160 a. C.). Seu epíteto, Macabeu, vem da palavra do siríaco maqqaba, “martelo”, e este nome foi-lhe concedido em reconhecimento pela sua bravura em combate. Morreu em Elasa quando estava acampado com apenas três mil homens e foi ele cercado por um exército de 22 mil. Grande parte dos judeus, tomada de pânico, fugiu, deixando Judas com apenas 800 homens. Mesmo estes propuseram fugir para reorganizar o exército. Respondeu o Macabeu: “Longe de mim fugir à vista deles. Se é chegada a nossa hora, morramos valorosamente por nossos irmãos, e não manchemos nossa glória com esta nódoa”. Apesar do pequeno número, Judas e os seus resistiram da manhã à tarde, até que o Macabeu foi envolvido pelas duas alas do exército inimigo e morto pelos adversários.
    
Os Nove Valorosos na antiga Câmara Municipal de Köln
     
O primeiro dos heróis cristãos é Arthur da Bretanha, figura lendária britânica que teria comandado a defesa contra os invasores saxões chegados à Grã Bretanha no início do século VI. Apesar de sua ascendência pagã (filho de Uther, o Pedragon e Igraine) abraça o cristianismo por intermédio de sua esposa Guinevere e busca, com seus cavaleiros da Távola Redonda o Santo Graal. Carlos Magno foi sucessivamente rei dos Francos (de 771 a 814), rei dos Lombardos (a partir de 774), e ainda o primeiro Imperador do Sacro Império Romano (coroado em 25 de Dezembro de 800), restaurando assim o antigo Império Romano do Ocidente. Godofredo de Bouillon foi um nobre, duque da Baixa Lorena 1087-1100), senhor de Bulhão (1076-1096), um dos líderes da Primeira Cruzada e o primeiro soberano do Reino Latino de Jerusalém, apesar de recusar o título de rei. Após a conquista de Jerusalém, tomou o título de Advocatus Sancti Sepulchri (Protector do Santo Sepulcro), sendo responsável por este. Morreu em 18 de julho de 1100 e foi sepultado na Igreja do Santo Sepulcro.
   
Matfré Ermengaud de Béziers (†1322). Lo Breviari d’Amor (c. 1288-1292).
Catalunha (Lérida)

Fonte: http://claudell2008.wordpress.com/2011/04/17/o-culto-dos-nove-herois-le-neuf-preux/
 
  

4 comentários:

Hugo Marcelo disse...

Grande Diego,

Excelente postagem.
Fiquei emocionado com a forma que o nosso jogo vai sendo permeado por esses fatos históricos que, de outra forma, eu nunca tomaria conhecimento.

Obrigado!

Hugo Marcelo

Fabi Dias disse...

Tá certo, então!!!!

Camila Numa disse...

Eu só tenho uma coisa a dizer:

=O

Hugo Marcelo disse...

Eu acho que poderia ser o culto dos 10 heróis, o décimo deveria ser o profeta Muhammad.

Abdul Haseeb