23 de outubro de 2011

A Jhor de um Euthanatos


Para ser chakravanti, um mago precisa entender e aceitar a morte como algo natural e consequente da vida. Porém, quando a aceitação eventual da morte e da destruição se substanciam interiormente em frieza e corrupção, a Jhor começa a se manifestar.

Os euthanatoi que se tornam frios demais, acumulam essa energia negativa poderosíssima. Movidos por vingança ou muito distante da esperança de renascimento, os magi dominados pela Jhor têm seus pensamentos, corpos e espíritos corrompidos.

Essa corrupção não é uma condição exclusiva dos chakravanti, pois qualquer um pode sofrer, em virtude da natureza de seu trabalho – o Chakradharma -, mas como os “magi da morte” costumam se expor mais ao comportamento entrópico, automaticamente são mais suscetíveis.

Como os euthanatoi estudaram a mácula da morte com profundidade, eles normalmente conhecem os mitos que envoldem essa condição. Mesmo assim, pensamentos de negação e desejo permanecem ativos na âmago dos instruídos.

Alguns mitos tentam explicar a Jhor. Um deles afirma que ela se manifesta como um juízo de moralidade das ações do mago. Porém, não são todos os atos do mago que influenciam na Jhor. São apenas as artes necromânticas e letais que podem envenenar a mente um mago. A mácula da morte é determinada não pela intenção, mas pelo objeto do trabalho.



Outras fontes afirmam que a Jhor é guiada pela relação do mago com a Entropia. Essa teoria se justifica pelo fato de mexer diretamente com a vitalidade da sorte do indivíduo e de gerar ressonância entrópica. Do mesmo modo, as artes do Espírito e do Primórdio também levam à Jhor quando usadas para interagir com os mortos e/ou romper as estruturas da Tellurian.

Por fim, a Jhor pode aparecer quando um mago se deixa controlar por acessos de fúria, vingança ou loucura concentrada.

5 comentários:

Hugo Marcelo disse...

Grande Laredo,

Excelente texto. As gravuras estão muito pertinentes e dão visibilidade às suas palavras. Gostei muito!

Existe relação entre Jhor e magos desauridos? A Jhor pode levar um mago a se tornar desaurido?

Um grande abraço,

Hugo Marcelo

dklautau disse...

Fala Dom Larêdo,

Bom texto! Mas apenas uma pergunta: é seu ou você retirou de algum lugar? (livro, site ou outro blog?). Como não fala do Heráclito, fiquei em dúvida.

Abs

Filipe Laredo disse...

Fale Don Diego de La Mancha,

O texto é meu. A partir de consultas em outros materiais (livro do Mago e dos Euthanatos), procurei responder as perguntas do Hugo no meu post passado.

Como ainda falta responder a pergunta sobre o Diksha, aguardem mais um texto complementar.

Filipe Laredo disse...

Hugo Boy,

A relação existe sim é uma das formas do chamado Silêncio. As outras duas são Loucura e Clareza.

Acho que você me deu ideia pra mais um texto...

Gracias, mi amigo

Camila Numa disse...

Pois é pessoal! Esses textos quase que acabaram com o meu domingo!
Baixou um escritor nele e nem eu tirava ele da frente do computador!!!
rsrsrsrs