20 de março de 2011

Quem foi Dante Alighieri?

A tumba de Dante
Ravena Itália
DANTE ALIGHIERI (1265-1321) nasceu em Florença, Itália. Seu prenome significa durante. Filho de família rica, sua educação incluiu a leitura dos grande clássicos da época: Virgílio [Públio Virgílio Marão, 70 a.C. - 19 a.C., poeta romano], Estácio [Papínio Estacio, poeta romano, 45? a.C. ̶ 96 a.C.], Ovídio [Publio Ovidio Naso, poeta romano, 43 a.C.  ̶ 17/18 a.C.].

Beatriz Portinari, filha de Falco Portinari, foi o grande amor de sua vida tornando-se inspiração e principal figura da obra do poeta. Todavia, era o tempo dos casamentos arranjados e, assim, Dante com Gemma Donnati, sua prometida desde a infância. Em 1289, casou-se Beatriz, com Simon Bardi. Ao que parece, as núpcias não caíram bem na saúde da moça. Ela morreu um ano depois do casamento. Dante, naturalmente, ficou poeticamente arrasado.

Mas Dante não era somente poeta. Tinha uma vida pública muito agitada. Era muito ativo na política florentina, dividida entre guelfos e gibelinos. Chegou a ocupar cargos na administração local. Mas entre as imprevisibilidades dos conflitos, em 1302, Alighieri acabou sendo exilado. Jamais voltou a Florença. A princípio, foi para Roma porém percorreu várias cidades italianas até que se estabeleceu com os filhos em Ravena, onde fica seu túmulo.

Sua obra mais famosa é a Divina Comédia, cuja cronologia histórica é incerta. O livro foi concluído pouco antes da morte do autor. O nome original era apenas Comédia. O adjetivo divina foi acrescentado a partir da edição veneziana de Giolito, em 1555. A Divina Comédia relata a onírica experiência de Dante no Além. Guiado por Virgílio, o protagonista descreve as visões do Inferno ̶ o vale do abismo doloroso ̶ a melancolia do Purgatório e a glória celestial. Em sua jornada, o poeta conhece os terríveis Nove Círculos do Inferno, defrontando-se com espíritos atormentados, percorrendo as trilhas perigosas.

Toda a obra emana inspiração religiosa, doutrina religiosa. Quando finalmente chega às regiões paradisíacas, Dante é recebido por Beatriz. Reconhece e conversa com santos, aqueles que alcançaram a bem-aventurança. Por um breve momento, o reles mortal consegue vislumbrar o próprio Deus. Apesar do denso conteúdo alegórico, a Divina Comédia tem a peculiaridade de apresentar uma curiosa geografia e topografia do mundo espiritual. Enfim, A Divina Comédia pode ser considerada como uma espécie de modelo do post-mortem segundo as idéias cristãs católicas vigentes na Idade Média.

   

2 comentários:

dklautau disse...

Valeu Dr. O túmulo do Dante é bem apropriado para esse momento do jogo!

Hugo Marcelo disse...

Do Pó ao Pó...

Do Pó vieste, pro Pó retornarás...

Conscientize-se de sua insignificância, relês mortal!!

Hehehe