13 de dezembro de 2010

Kaaba

     
A Kaaba (também conhecido como Ka'bah ou Kabah) é uma construção que é reverenciada pelos muçulmanos, na mesquita sagrada de Al Masjid Al-Haram em Mecca. É considerado pelos devotos do islã como o lugar mais sagrado do mundo, o centro das peregrinações (hajj), o local para onde o devoto muçulmano volta-se para as suas preces diárias (salat).

A Kaaba é uma construção cúbica de 15,24m de altura. Em 1979, as portas de prata foram substituídas por portas talhadas em ouro, pesando 300kg. Ela está permanentemente coberta por uma manta escura com bordados dourados que é regularmente substituída. Em seu interior encontra-se a Hajar el Aswad ("Pedra Negra"), uma pedra escura de aproximadamente de 50cm de diâmetro, que é uma das relíquias mais sagradas do islã, provavelmente o resto de um meteorito.

Dados Históricos
    
Quando o profeta Maomé repudiou todos os deuses pagãos e proclamou um deus único, Allah, ele poupou a Kaaba. Um antigo centro de peregrinação pagã tornou-se um centro da nova fé. No período pagão, a Kaaba provavelmente simbolizava o sistema solar, abrigando 360 ídolos, sendo assim uma representação zodiacal. O edifício foi restaurado diversas vezes; a construção atual é datada do século VII, substituindo a mais antiga que foi destruída no cerco à Meca em 683.

De acordo com a tradição islâmica a Kaaba "reflete" a casa no paraíso, chamada al-Baytu l-Maʿmur (Árabe: البيت المعمور‎), tendo sido construída pelo primeiro homem, Adão, considerada pelo islâmicos como a primeira casa construída na Terra.  Abraão e Ismael a reconstruíram a partir das antigas fundações, como descrito no Corão.

Faça uma visita virtual ao interior da Kaaba:
  




Referência bibliográfica:
Wikipédia
 

Nenhum comentário: