25 de janeiro de 2011

Boggans

Boggans tem como seu maior prazer o trabalho. Um trabalho honesto, boa companhia e rotina regular é o que a maioria dos boggans quer. Eles são conhecidos pela sociedade Kithain, pelo seu trabalho duro e integridade. Se diz que um boggan é tão honesto quanto a sujeira em suas mãos.

Essa honestidade inclui uma necessidade de ajudar os outros. Boggans são conhecidos por sua hospitalidade, e poucos se recusam a ajudar viajantes em necessidades. Wilders normalmente tomam a estrada para procurar aqueles em necessidade, mesmo quando isso os faz parecer mendigos. Boggans Seelie demonstram altruísmo da compaixão e bondade em seus corações; boggans Unseelie se encontram atraídos para os necessitados por desejos oportunistas. Indiferente da Corte, a filosofia de serviço nobre desse kith glorifica ajudar os outros. O status nesse kith é medido pelo número de pessoas que eles “ajudaram.” Beneficiários que se tornam complacentes, todavia, são rapidamente excluídos.

Boggans que preferem ficar em casa valorizam conforto e segurança. Se essa casa pertence a eles ou a outra pessoa faz pouca diferença. Os tipos mais pacatos se fixam em posições de cuidado; carpinteiros, jardineiros, cozinheiros e barmans ganharam todos notoriedade entre os seus. Por enquanto que as pessoas as quais os boggans ajudam apreciam eles, o povo simples faz o seu melhor.

Há outra razão para que os boggans humildemente se integram a moradas: eles são fofoqueiros notórios. Os segredos que eles “sem querer ouvem” são considerados uma recompensa justa por seu trabalho duro. Boggans Seelie insistem que eles juntam esses segredos por mera curiosidade. Unseelie guardam suas informações para serem usadas em “ocasiões especiais.” Seja motivados por altruísmo ou ganância, os boggans conseguiram transformar um vício em uma forma de arte.

Apesar de suas fraquezas, os boggans são orgulhosos de sua reputação de trabalhadores. Alguns foram conhecidos por trabalharem até a morte para fazer um trabalho bem feito. Questionar a qualidade do trabalho de um boggan é um caminho certo para deixa-lo com raiva. Apesar de ninguém nunca ter visto um boggan raivoso trabalhar até a morte, alguns wilders tentaram. Um boggan que fez menos que o seu melhor se considera em débito para aqueles que ele tentou ajudar.

O conceito de débito é importante de se lembrar quando tratando com boggans. Apesar deles considerarem serviço voluntário ser a maior das honras, a maioria preferiria morrer do que ficar em débito para com alguém. Boggans Seelie normalmente recusam pagamento por seus serviços, e podem ficar até ofendidos por tal oferta. Boggans Unseelie consideram forçar os outros a posições de débito ser um sinal de poder. É perigoso trabalhar por riqueza, todavia. Os boggans Unseelie mais avarentos são referidos como boggarts, e são tratados com desdém por outros Kithain. O medo de ficar em débito dos boggans normalmente os impede de estabelecer laços. Apesar de trabalharem alegremente com outros, boggans raramente fazem juramentos de qualquer tipo.

Qualquer um que ache que um boggan irá sempre ser subserviente é um tolo. Apesar dos boggans se devotarem ao serviço dos outros, eles sempre sabem seu próprio valor. Mesmo quando está empregado por outros, um representante firme desse kith se vê como o senhor da situação. Prestando serviço aqueles em necessidade, boggans ganham um sentido de nobreza que nenhum título ou posição pode se igualar.

Aparência: Boggans são pequenos em estatura, com cabelos cheios e macios e uma tendência a serem rechonchudos. Eles normalmente tem olhos pequenos e brilhantes, enfatizando seus narizes largos. Suas mãos são bem largas e com calos, com dedos ágeis e juntas marcadas. Boggans normalmente tem sobrancelhas excepcionalmente cheias, que emolduram seus olhos e brilham descontroladamente. Sua pele é bronzeada, e escurece e enruga com a idade. Suas roupas normalmente são simples pelos padrões Kithain.

Estilo de Vida: Um forno quente, uma despensa bem abastecida, uma cama confortável — esses são essenciais na casa de um boggan. Enquanto alguns boggans são conhecidos por seu talento na cozinha ou na arrumação da casa, muitos deles encontram trabalho em profissões como construção e serviços de emergência. Onde quer que haja serviço honesto a ser feito, boggans se sentem em casa.

  • Childlings são danosos e sempre correm com os pés no chão. Eles tendem a se reunirem onde quer que trabalho esteja sendo feito. Eles podem nem sempre ser atentos enquanto ajudam, mas eles normalmente aprendem seus trabalhos a uma idade tenra. Uma vez o trabalho tenha sido feito, eles estão ansiosos para se meterem em confusão.

  • Wilders não podem evitar procurar aventuras. Porque se esconder na saia de sua mãe quando há um mundo para se ver lá fora? Apesar de seus modos viajantes, uma vez que eles encontrem um motley de Kithain aventureiros, eles se prendem a esse grupo, e poucas coisas podem os mandar embora. De todo o grupo, eles são os mais prováveis em se preocupar da quantidade de comida que eles compraram e da qualidade do tabaco para seus cachimbos.

  • Grumps normalmente se assentam e residências permanentes. Normalmente é um lugar onde eles podem ajudar quantas fadas em um determinado domínio quanto possível. O nível de conforto desse local é a preocupação principal deles.

  • Afinidade: Ator.


Heranças

Artesanato — Boggans nunca fogem de trabalho duro. Na verdade, isso os une. Eles tem uma reputação de serem artesãos rápidos e superiores. Se não observado, eles podem fazer qualquer tarefa envolvendo trabalho físico simples em um terço do tempo normal. Por sua afinidade com o trabalho, boggans nunca podem ter uma falha crítica em um teste de Artesanato.

Dinâmica Social — Já que eles normalmente estão familiarizados com o funcionamento de uma morada, boggans tem sentidos aguçados para as relações entre as pessoas. Fofocas circulam mesmo nos maiores domínios. Seelie captam pistas sutis como o olhar de relance de possíveis amantes; Unseelie tendem a notar relações conspiracionais e rivalidades. Um teste bem sucedido de Percepção + Empatia (ou Lábia) permite um boggan decifrar a dinâmica social de um grupo. A dificuldade pode variar de 5 (para um grupo de viajantes pequeno) até 10 (para um bando de nobres brilhando com intriga).

Essa Herança funciona normalmente até mesmo quando lidando com mortais e os não
encantados em situações sociais.


Fragilidade

Chamado dos Necessitados — Boggans não podem aguentar a visão de outra pessoa em necessidade. Quando confrontado com alguém em necessidade real, um boggan precisa fazer um teste de Força de Vontade (dificuldade 8) para evitar ajudar essa pessoa de alguma maneira.


Estereótipos
Preste atenção as palavras de William Pé Verdadeiro enquanto ele prepara seu jantar.

  • Os Eshu — Observe os viajantes com atenção. Eles virão trocando contos por um forno quente e uma barriga cheia, mas eles algumas vezes saem com os bolsos cheios também.

  • Os Nockers — Eu admiro sua diligência, mas eles tendem a se preocuparem demais com seu trabalho. Eles deveriam aprender a aproveitar mais a vida.

  • Os Pooka — Irresponsáveis e tolos. Eles irão fazer o seu melhor para manter seus espíritos altos, mas raramente estão por perto quando trabalho verdadeiro é para ser feito.

  • Os Redcaps — Redcaps tem modos horrendos a mesa e atitudes ainda piores. Estou satisfeito por não ter que limpar a mesa depois deles.

  • Os Satyrs — Bem, eles com certeza são entusiásticos sobre perseguir sua... Hum, sabedoria. Não encha seus copos de vinho muito freqüentemente ou eles serão problema, marque minhas palavras.

  • Os Sidhe — Os sidhe são muito frequentemente mal entendidos. É admirável que eles carreguem os ideais de um outro mundo. É muito triste que esse é tão severo com eles.

  • Os Sluagh — Eles sempre sabem mais do que dizem. Preste atenção no que eles dizem. Mostre um pouco de generosidade, e eles irão recompensar você com algumas novidades.

  • Os Trolls — Eles valorizam honra e dever. Para mim, isso os faz mais nobres do que os sidhe.



Por que, o que aconteceu com você, meu amigo? Aqui, sente-se perto do fogo enquanto eu pego algo quente para você beber.
Por favor, conte-me tudo sobre isso...



Referência bibliográfica
HAGEN, Mark. Changeling: The Dreaming. White Wolf. 2000.


3 comentários:

Hugo Marcelo disse...

Homenagem a Boggans, que trouxe os magos de volta à Florença após a fatídica "batalha pelo Óleo dos Thuata de Danaan".

dklautau disse...

Sim, sim os boogans! Com direito a navio voador.

dklautau disse...

Acho que vou comprar o changeling.